quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ANTÔNIO JUSTINO DE OLIVEIRA



ANTONIO JUSTINO  foi o filho primogênito do Senhor Justino Gomes de Abreu e de  Regina Maria da Conceição, nasceu no sítio Pejuaba, então município de Luís Gomes, hoje município de José da Penha, aos 06 de janeiro de 1907.

Tinha um ano de idade quando passou a viver com seus avós maternos Francisco Martins de Oliveira e Dona Joana Maria da Conceição. Em 1919, seu avô materno faleceu, tendo ficado sob a tutela do seu Tio Francisco de Oliveira Filho, conhecido popularmente por Chico Oliveira.

Ainda criança começa a estudar, inicialmente na casa de Januário Lagoa, seu primeiro professor.  Para supressa de seu mestre, algumas semanas de aulas foram suficientes para que o menino aprendesse a cartilha, as quatro operações matemáticas, escrever, ler e compreender texto, fato inusitado para época, especialmente na nossa região. Cursou o primário na Escola Joaquim Correia em Pau dos Ferros/RN.

Ainda adolescente começa sua vida laboral, inicialmente no Cartório da Comarca de Pau dos Ferros na condição de auxiliar, aposentando-se em 1953, e, simultaneamente, exercia a profissão de agrimensor e de professor particular, mormente no Sítio Merejo e na cidade de Pau dos Ferros.

No Cartório, Antonio Oliveira conheceu duas pessoas que se tornariam seus grandes amigos os irmãos Licurgo Nunes, que foi Prefeito de Pau dos Ferros, Promotor de Justiça e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado e Israel Ferreira Nunes, que desempenhou as atribuições de Advogado, Magistrado e por cinco vezes Deputado Estadual.

Foi através do incentivo dos irmãos Nunes que Antonio Oliveira prestou exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, tendo obtido aprovação no ano de 1938.

O advogado provisionado Antonio Justino de Oliveira seguiu a carreira política, sendo eleito Vereador do município de Pau dos Ferros/RN para duas legislaturas (1947/1950 – 1951/1954) e exercido o cargo de Secretário de administração da Prefeitura de Pau dos Ferros/RN, na primeira gestão de Doutor Licurgo Nunes.

Antonio Oliveira foi o primeiro Prefeito Constitucional do município de Rafael Fernandes no período de 07/02/1965 a 31/01/1970. Faleceu aos 16 agosto de 1987 deixando um marco de simplicidade e de uma inteligência incomensurável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO